Minha lavadora de roupas não enche de água

Se a sua máquina de lavar roupas não está enchendo de água para iniciar a lavagem, este artigo é para você.

Neste artigo explicaremos como funciona a entrada de água da lavadora de roupas e qual o principal problema que pode impedir a entrada de água no equipamento.

A entrada de água em uma máquina da lavar é automática, ou seja, quando escolhemos o programa de lavagem, a água começa a entrar até atingir o nível correto e então para sozinha sem que tenhamos que fechar a torneira.

Esta entrada automática de água é feita por um componente chamado de “Válvula de entrada de água”. Este componente é acionado eletricamente e é nele que conectamos a mangueira de entrada de água, que vai na lavadora

Quando acionamos a válvula, ela abre seu registro interno e permite a passagem de água da mangueira para o interior da máquina. Quando a água atinge o nível máximo a válvula é deligada e seu registro interno é fechado novamente.

Na figura 1 abaixo mostramos a válvula mais simples que existe, a válvula de uma via.

Figura 1 – Válvula de entrada de água de uma via

Ela é chamada de uma via porque tem apenas uma saída de água.

Existem válvulas de duas vias e de 3 vias. Mas por que existem válvulas com duas e três vias ?

Cada válvula só tem uma entrada de água, que é o local onde enroscamos a mangueira de entrada de água, mas podem ter várias saídas de água, que chamamos de vias. Cada via é responsável por deixar a água entrar em um momento da lavagem. Por exemplo a primeira via deixa a agua entrar para encher a máquina logo no inicio, a segunda via é acionada para lançar o alvejante na roupa e a terceira via será acionada para que o amaciante caia na roupa no final da lavagem.

Assim sua lavadora terá uma válvula de entrada de água de acordo com as funções de lavagem que possui. Lavadoras mais simples têm válvulas de uma via porque elas não têm dispenser  de alvejante e amaciante. As lavadoras mais completas que trabalham com amaciante ou alvejante terão válvula de duas  ou três vias.

Quando a máquina de lavar não libera a entrada de água, o principal responsável é a válvula de entrada com problema.

Mas como testar a válvula de entrada de água ? O teste mais rápido consiste em energizar a válvula e ver ser ela permite a entrada de água na lavadora. Para isto deve-se abrir o painel da máquina como mostrado na figura 2.

Em seguida, desconecta-se os dois terminais de alimentação da válvula como mostra a figura 3, em que o técnico desconecta os terminais vermelhos.

Figura 3 – Retirando os conectores da valvula

O próximo passo é conectar os novos terminais para energizar diretamente o componente. Na figura 4 mostramos esta ação, com o técnico ligando os terminais azuis na válvula de entrada de água.

Ao energizar a válvula, se a água não começar a encher a máquina, é sinal de que a válvula está estragada. Se, ao contrário, começar a fluir água para dentro da máquina, significa que a sua válvula está boa, e que o problema é na placa eletrônica da lavadora, na fiação ou em outro componente.

Caso a válvula esteja mesmo estragada, anote o modelo de sua lavadora e compre uma nova na assistência autorizada.

Canal no youTube: https://www.youtube.com/channel/UCOt3X8DAmhhBo2IuQybruLQ

Perfil da empresa no google: https://g.page/r/CfSgY1rs7silEAE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *