Lavadora não para de encher de água.

Se a sua lavadora enche de água até derramar e não inicia a lavagem das roupas,  este texto pode te ajudar a resolver o problema.

Veja se isto esta acontecendo com sua máquina: você liga a lavadora, escolhe o programa de lavagem, coloca as roupas, e aperta o botão para iniciar, e ela começa a encher de água, só que não para de encher  até transbordar.  Este é um problema comum nas máquinas de lavar roupas.

Para resolver este problema, precisamos entender como a lavadora faz para encher-se de água com a quantidade correta, sem derramar. É que existe um sensor dentro da lavadora feito para detectar a altura da água. Este sensor é chamado de pressostato.

O pressostato é acionado pela pressão que a água da lavadora exerce sobre ele (o pressostato), por isso ele recebeu este nome. Mas o que quer dizer “acionado” ? Significa que à medida que a água vai subindo de nível dentro da lavadora, uma pressão cada vez maior é exercida no pressostato, até que dentro dele um contato elétrico se fecha, e a máquina “entende” que é hora de fechar a entrada de água para não derramar.

A figura abaixo mostra como é um pressostato , para que você possa reconhece-lo ao abrir a lavadora.

Pressostato de lavadora de roupas

O pressostato, com o passar dos anos, pode parar de funcionar, e mesmo que a água suba dentro da máquina, ele não será acionado, provocando o problema de derrame de água. É hora de trocar este sensor por um novo.

Mas para trocar este sensor de pressão da máquina,  é preciso testa-lo antes, saber se ele está mesmo com defeito ou se o problema é em outro componente da lavadora.

Na figura abaixo mostramos um pressostato dentro de uma lavadora.  Note que alguns fios elétricos estão conectados nele, e que há uma mangueira conectada a ele também. Esta mangueira é muito importante, pois é ela quem  “leva” a pressão da água até o pressostato, acionando-o na hora certa. Está mangueira também pode provocar este defeito de transbordamento de água na máquina e falaremos sobre ela mais abaixo.

Pressostato instalado dentro da lavadora

É preciso testar o pressostato para saber se ele está com defeito. Há basicamente dois testes que devemos realizar neste componente: 1-continuidade dos contatos elétricos. 2 – Vazamento de ar do pressostato.

1 – Continuidade dos contatos elétricos:

 Acima dissemos que os pressostatos têm um contato elétrico, mas na realidade, eles podem ter mais, tudo depende do fabricante da lavadora. Há pressostatos com um, dois, três e até mais contatos. O modelo que mostramos na figura acima têm dois contatos.

Para testar a continuidade dos contatos do pressostato, você precisará de um multímetro. O teste é igual para todos os pressostatos independentemente do número de contatos. Faça assim: retire o pressostato da lavadora e desconecte a mangueira também. No local da mangueira você deve assoprar. Isto mesmo, assopre levemente o pressostato até ouvir um som de acionamento,  que é parecido com um “clique” ou “taqui”. Ao assoprar você está fazendo o papel da pressão da água acionando o contato elétrico interno. Com o multímetro na escala de continuidade toque nos terminais elétricos do pressostato e veja se haverá continuidade. Faça isto em cada contato.

Observação importante: alguns contatos são normalmente fechados e outros normalmente abertos. Isto que dizer que alguns contatos mesmo sem pressão já estão fechados e serão abertos quando você assoprar ar no  pressostato. Os contatos normalmente abertos se fecharão quanto aplicarmos ar no componente.

2 – Vazamento de ar no pressostato.

Quanto há vazamento de ar, também devemos trocar este componente. Faça assim para testar:  assopre o pressostato até ouvir o “clique” de acionamento e mergulhe-o na água. Quando ele estiver dentro da água, veja se sai alguma bolha de ar do corpo do componente. Se sair bolhas de ar, o pressostato precisa ser substituído por um novo.

Agora vamos tratar da mangueira que vai conectada ao pressostato. Como dissemos, ela também pode provocar o defeito de transbordamento. Mas como isto acontece?

Isto acontece quando a mangueira vaza ar, e a pressão não é suficiente para acionar o pressostato. A mangueira pode vazar quando ela se resseca e fica muito rígida, quando ela se desconecta do pressostato ou quando a mangueira é furada por ratos.

Na figura abaixo mostramos uma mangueira que foi atacada por ratos. O resultado foi que a lavadora começou a transbordar água.

Mangueira do pressostato
Mangueira do pressostato – note as pequenas marcas feitas por ratos. Esta mangueira vaza ar.

Para testar a mangueira deve-se retira-la da lavadora de roupas e conecta-la ao pressostato. Em seguida assopre até ouvir o “clique” de acionamento, então dobre a ponta da mangueira para não sair a pressão e espere alguns minutos. Se houver vazamento na mangueira, o pressostato vai desligar, indicando que  a pressão caiu. Outra forma de testar a mangueira é enchendo-a de água; se a água vazar em forma de gotas é sinal de que ela está furada.

Assim como o rato fura a mangueira, ele também pode cortar os fios de sua máquina de lavar roupas. Então ao abrir a máquina, veja como estão os fios.

Se você verificar o pressostato e a mangueira e eles estiverem bons, então é sinal de que sua lavadora pode está com um problema na placa eletrônica.

Se você tiver dificuldades para realizar estes procedimentos aconselhamos chamar um técnico para fazer por você. Não se esqueça que toda manutenção na lavadora deve ser feita com o equipamento fora da tomada de energia.

Canal no youTube: https://www.youtube.com/channel/UCOt3X8DAmhhBo2IuQybruLQ

Perfil da empresa no google: https://g.page/r/CfSgY1rs7silEAE

4 comentários em “Lavadora não para de encher de água.”

    1. Sua lavadora está funcionando corretamente: a água não vai até o pressostato. A água entra na mangueira do pressostato comprimindo o ar até que a pressão do ar acione o pressostato. É o ar quem aciona o pressostato e não a água. A água nunca deve chegar no pressostato.

  1. Olá. Minha máquina enche apenas até o nível 3. Ao passar disso, começa a drenar, mesmo continuando o enchimento para tentar subir de nível, e voltar para o nível 3.

    1. Olá! Obrigado por colocar sua dúvida aqui.
      Olhe primeiro se a mangueira de saída de água está preza corretamente na lavadora. A mangueira deve ficar presa na lavadora até a altura da tampa, caso contrário a água começa a vazar pela mangueira.
      Em segundo lugar veja se a bomba de drenagem está ligando quando começa a drenar. Se a bomba estiver ligando, é preciso olhar a placa eletrônica da lavadora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *